IMORTÁIS COMPANHIAS

imortaisInfelizes aqueles que só dependem para sua companhia de homens, mulheres, crianças e até, ouso dizer, bebês de colo, seres reais e viventes.

Acho que, certamente, o inferno são os outros como coloca Sartre.

Sabia disso, sempre soube mas, depois do golpe que fez desaparecer minha maior companhia, este inferno se tornou mais claro.

Muitas pessoas, meus 5 filhos, seus maridos e mulheres, meus netos, meus irmãos, meus amigos, meus alunos e até inimigos me fizeram e fazem companhia e a vida sem eles seria impossível.

(entre parênteses, quem não tem inimigos precisaria inventá-los: não há vida social sem inimigos).

Isto posto, os seres humanos tem lá suas mazelas, são Outros, e depender só deles é, de fato, a visão do inferno.

Por isso, é vital para mim e para todos a presença constante da companhia daqueles seres extraordinários que estenderam mensagens permanentes para a humanidade, ou seja para mim, para você para todos, indistintamente. E que estão sempre disponíveis em ondas de rádio, livros, internet e outras telas.

Mozart, Bach, Händel, Chopin, Hanna Arendt, Fernando Pessoa, Luiz de Camões, Pixinguinha, Mario Vargas Llosa, Baumann, Philip Roth, Gabriel Garcia Marques, Chico Buarque de Holanda, Pablo Picasso, Garrincha, Almodóvar e assim vamos, não são outros, não são pessoas, são os mesmos homens que todos somos, um pedaço da humanidade que reside em nós. Como nós, que sempre estamos (ou deveríamos estar) disponíveis para nós mesmos, também eles: sempre podem e desejam estar conosco (senão não teriam produzidos obras) já que nunca estão dando aula, levando os filhos para a escola, viajando, enfim cuidando honestamente de suas vidas (e é assim que tem que ser).

Você Ana, foi uma exceção a esta regra infernal não por não ter produzido obra porque isso você fez (comigo) mas por ter sido um ser vivente que sempre esteve disponível para mim.

Se isso devia ou não ter acontecido não importa: aconteceu.

IMORTÁIS COMPANHIAS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s